As autárquicas de domingo foram ganhas pelo MpD a nível nacional que conquistou 11 das 20 câmaras as quais concorreu. O pleito do dia 18 trouxe algumas surpresas. São Nicolau, Praia, Ribeira Grande de Santiago e São Filipe são os casos mais expressivos.
Em São Filipe, onde habitualmente, o PAICV vence sem problemas, há, este ano divisões na câmara municipal.
Em São Filipe, onde habitualmente, o PAICV vence sem problemas, há, este ano divisões na câmara municipal.
O GIGA, liderado pelo ex-militante do partido tambarina, Luís Pires, conseguiu eleger um vereador e o MpD, dois, contra 4 do PAICV.
Eugénio Veiga vai ter agora de governar a edilidade sanfilipense em com o MpD e o GIGA, que acaba por ser o da festa tambarina naquela cidade da ilha do Fogo.
O PAICV conseguiu um score equivalente a 4.455 votos, correspondentes a 45,05%. O MpD, liderado por Jorge Nogueira, obteve 3.243 votos, equivalentes a 32,79% dos votos. O GIGA surpreendeu. Angariou 2.192 (22,16%) votos.
Dos inscritos, não votaram 1862 eleitores. O equivalente a 15,67% dos 11.882 eleitores inscritos em Sao Filipe.
Votos nulos: 76, o que equivale a 0,64%. Os votos brancos foram de 54, correspondentes a 0,45% do número total de votos.
Na Assembleia, a oposição, constituida pelo GIGA e pelo MpD, têm maior número de deputados, do que o PAICV só.
Refira-se que todas as 45 mesas foram já apuradas, sendo, portanto, esses os resultados gerais provisórios, disponíveis no portal digital da CNE.
NP/CVNews
NP/CVNews
Sem comentários:
Enviar um comentário