Social Icons

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dia da mulher cabo-verdiana

À conquista da igualdade e equidade de género
Assinalou-se no dia 27 de Março o dia da mulher cabo-verdiana, com actividades de promição e valorização da classe. Em São Vicente, no âmbito das actividades comemorativas do mês de Março, mês da Mulher, a Câmara Municipal realizou um encontro de reflexão sobre a participação da mulher cabo-verdiana no desenvolvimento económico de Cabo Verde. O acto aconteceu na Academia de Música "Jotamont".
Na Praia, o Comité Cabo-verdiano de Mulheres Cegas, ligada à Associação dos deficientes visuais de Cabo Verde, ADEVIC, realizou um convívio com as mulheres cegas e uma palestra intitulada "A integração das Mulheres Cegas na Sociedade".
Ainda na capital, o Instituto do arquivo Histórico Nacional promoveu uma conferência sob o lema " Em Busca da História da Mulher Cabo-verdiana". A Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Educação, promoveu um conjunto de actividades culturais para assinalar o dia nacional da Mulher.
No município da Ribeira Grande de Santiago, o grupo de Batucadeiras "Nós Herança" da cidade Velha realizou uma visita às mulheres reclusas da cadeia de São Martinho. No local houve batuco, lanche tradicional e mensagem alusiva ao dia da mulher cabo-verdiana.
No concelho dos Mosteiros, ilha do Fogo, a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) assinalou,no salão Nobre do Paços do Concelho, o Dia da Mulher Cabo-verdiana coma realização de várias actividades. Entre as actividades programadas destaca-se uma palestra sobre o tema “ A Problemática da Mulher na nossa Sociedade", animada pelaProcuradora do Tribunal Judicial da Comarca Local, Adelaide Silva.
No passado Sábado, 29, a Verdefam, no âmbito do dia da mulher cabo-verdiana e da comemoração do seu décimo terceiro aniversário, montou tendas na localidade do Brasil, com assistencia médica gratuita à comunidade.
É de realçar ainda o lançamento do ICIEG.
Por todo oarquipélago foram levadas a efeito actividades em prol da mulher cabo-verdiana, que ganha cada vez mais espaço na sociedade nacional, não só como dona de casa, doméstica, mas também como líder.
A luta pela igualdade e equidade de género continua, cmo promoção, por exemplo, da participação das mulheres nas eleições municipais de Maio.
Da CVNews um PARABÉNS merecido a todas as mulheres cabo-verdianas.
NP

Sem comentários:

 

Sample Text

Sample Text

ELECTRA SEM DINHEIRO PARA COMPRAR COMBUSTÍVEL[LER MAIS]


Selecção nacional brilha e vence Maurícias na Praia [LER MAIS]

Parlamento discute “imposto especial” em alternativa à taxa rodoviária [LER MAIS]

África enfrenta dilema com desistência de oposição no Zimbábue [LER MAIS]

Estudo indica que 'se sentir gordo' é pior que ser [LER MAIS]


Australiano é preso por usar cadeira de rodas bêbado [LER MAIS]


Desigualdade entre salários de ricos e pobres caiu 7%, diz Ipea [LER MAIS]

 
Blogger Templates